Páginas

domingo, 25 de agosto de 2013

De pão em pão, a Catarina

A cidade de São Paulo tem cerca de 3,2 mil padarias, com pães e doces deliciosos! Isso quer dizer (estatisticamente) que existe 1 padaria para cada 3,5 mil pessoas na cidade ou 2 padarias a cada km2 . É muito amor de pão :)
E no meio dessas delícias, tenho certeza que você já viu a Catarina. Doces ou salgadas, são aqueles pães recheados e trançados, lindos de se ver e ainda mais lindos quando você pode comê-los!
Mas já se perguntou como é feita?
É a hora da receita:
Ingredientes: 250g de farinha de trigo especial | 140 a 150ml de água – temperatura ambiente ou morna | 5g de sal | 1 pitada de açúcar | 15g de fermento biológico fresco (você encontra nos supermercados pacotes com 4 tabletes de 15g cada) | 5g de manteiga
Bater a massa: Optei por fazer na batedeira com o GANCHO, mas bater massa pode ser tenso.. se você sabe que a sua não vai aguentar, por favor, não force a coitada. Use seus músculos e “vamo que vamo”. Tem que chegar naquele ponto de véu de glúten (se você não sabe qual é, pode colar aqui).
Descanso: seu e da massa. Depois de ser tratada com tanto carinho, ela precisa de tempo para crescer e ser mais feliz. É o que ela precisa para que os organismos vivos do fermento trabalhem. Volte quando ela dobrar de tamanho.
Tic-tac. Tic-tac. Tic-tac. Tire todo o ar e transforme-a em uma bola. :) Está pronta para abrir e brincar.

Abrir a massa com mais ou menos 5 mm de espessura, cortar as rebarbas de forma que no final você tenha um retângulo.
Com um pouco de coordenação, corte faixas como na imagem, mais ou menos 1/3 de largura nas laterais, deixando o meio inteiro. Repare que a primeira e a última são bem maiores que as outras.
Coloque o recheio que desejar, melhor que seja forneável para não escorrer dentro do forno. Neste, usei presunto, muçarela e cream cheese. Delicinha!
Trançar as faixas: comece pela tira mais fina. Molhe as pontas com água e puxe até chegar do outro lado, cole a pontinha na massa inteira. Faça isso, cada lado por vez.
Como fechar seu pão: passe água em toda superfície da faixa grossa que ficou. Dobre ela toda para dentro. As duas sobrinhas, você dobra de novo para debaixo da massa. Faça isso nas duas extremidades.
Unte a assadeira, usei azeite pelo sabor. Mas você pode usar óleo, manteiga ou margarina... fica a seu critério.
Aqueça o seu forno a 200ºC e enquanto você espera chegar na temperatura, deixe a massa descansar por mais algum tempo.
Milk wash: normalmente se usa ovo para passar na massa que vai ao forno. Usei leite. Pode ser qualquer líquido, até café. Fica com o que tiver na hora. Rs
Asse até dourar.
O resultado final é essa maravilha.
Façam, comam e sejam felizes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário