Páginas

domingo, 1 de setembro de 2013

Decor


Considero a confeitaria como se fosse uma arte, e por que não? Você modela, esculpe, desenha, colore e ainda tem que fazer o acabamento. Não é de todo fácil, mas há macetes e técnicas que se tornam infalíveis se você persistir.
Igual a uma criança que começa a desenhar: para fazer sua primeira casinha ela se usa de formas simples, um triângulo e um losango para o teto e mais um quadrado e um retângulo para as paredes. Com o tempo, surgem árvores, nuvens, sol e o arco íris. O traço fica mais firme e por aí vai...
É provável que os primeiros bolos decorados tenham surgido nos meados do século 17, na região nordeste da Europa. Nesta mesma época, torna-se comum, o uso doméstico de assadeiras e formas. Já no século 19, os banquetes da corte austríaca eram bastante conhecidos pela aparência de seus bolos. A Imperatriz Sissi amava-os, e para agradá-la, os confeiteiros reais mandavam produzir formas lindíssimas.
Toda a coleção de utensílios, formas e panelas usados pelos mais de 5 mil cozinheiros/confeiteiros/padeiros, além do jogo de mesa (de ouro e prata) e enfeites da corte, podem ser vistos no Palácio de Hofburg, na região central de Viena, na Áustria.
Hoje, as chamadas formas nórdicas podem ser encontradas (com preço razoável) em sites como a Amazon –o frete e imposto, infelizmente, são absurdos. Mas fica a dica para quem conhece alguém que está indo para o EUA.
Decoração de bolo (ou cake design para ficar chiquetoso) depende de bom senso estético, técnica e muito, muito treino. Na última semana de agosto, participei de dois cursos práticos sobre o assunto e você vai ver os detalhes de como foi nos próximos posts.
O primeiro curso foi com a professora da Mavalério, Janaina Barzanelli e o segundo, da Wilton, com a professora Serafina Checco. Ambos na Chocolândia do Ipiranga, uma loja que tem um centro culinário com cursos/workshops todos os dias (manhã, tarde e noite). A maioria deles é pago, os preços variam bastante, de acordo com o quão prático ele é e de quanto é o patrocínio.
Os professores tem experiência no tema proposto e são representantes de marcas de alimentos, é claro que estão lá para fazer propaganda dos produtos. É bem no estilo -"use 1 caixinha de leite MOÇA"- que se vê muito em receitas. Mas para adquirir dicas e técnicas é ótimo. 
:)

Nenhum comentário:

Postar um comentário